Regras

Aparência dos carros

As equipas têm de correr com  dois carros em condições essencialmente iguais de aparência durante a temporada e, em caso de maiores mudanças, precisam de uma aprovação prévia da FIA.

Além disso, há uma série de requisitos que se aplicam aos bólidos e às equipas. Todo carro deve ter um número de corrida do piloto, que deve estar visível aos expectadores na sua parte frontal. O nome do piloto também deve aparecer na parte externa do carro. A escuderia, por sua vez, deve deixar visível seu nome ou emblema no bico do carro.

Para ajudar a diferenciar os dois carros da mesma equipa, as câmeras de bordo, que ficam na parte superior da estrutura de rolagem, devem ser coloridas de forma distinta. No primeiro carro, deve ser predominantemente “vermelha fluorescente” e, no segundo, “amarela fluorescente”.

Classificação

Todo piloto que completar pelo menos 90% da distância total do Grande Prémio será classificado, mesmo que não esteja mais na pista no final da corrida.

Se a prova for suspensa antes de ter sua distância total percorrida, a classificação válida será aquela que no final de duas voltas antes da paralisação. Por exemplo, se a corrida é paralisada na volta 60, valerão as posições alcançadas no final da volta 58.

Pontuação

Os dez primeiros de cada Grande Prémio ganharão pontos tanto para o mundial de pilotos, quanto para o mundial de construtores, de acordo com a seguinte escala:

  1. 1º – 25 pontos
  2. 2º – 18 pontos
  3. 3º – 15 pontos
  4. 4º – 12 pontos
  5. 5º – 10 pontos
  6. 6º – 8 pontos
  7. 7º – 6 pontos
  8. 8º – 4 pontos
  9. 9º – 2 pontos
  10. 10º – 1 ponto

(A única excepção nessa escala acontecerá  caso haja uma suspensão da prova e não se possa reiniciar a mesma. Se o GP tiver menos de 75% de sua distância total percorrida, somente a metade dos pontos será contabilizada. E, se menos de duas voltas forem completadas, nenhum ponto será dado).

Como exemplo de pontuação normal: se numa prova Lewis Hamilton, da McLaren, terminar na segunda colocação, enquanto Jenson Button, seu companheiro de equipa, ficar na quinta posição, então Hamilton ganhará 18 pontos e Button 10 para o mundial de pilotos. A McLaren, por sua vez, acumulará 28 pontos (10 + 8) para o mundial de construtores.

Os títulos mundiais de pilotos e construtores serão dados ao piloto e á equipa que marque maior número de pontos ao longo da temporada. Em caso de empate, o piloto ou a equipa com o mais pontos será o vencedor.

Mudança e adição de pilotos

As equipas podem usar até quatro pilotos durante a temporada, sendo que todos podem pontuar individualmente. Uma troca de pilotos pode ser realizada com a permissão dos comissários em qualquer momento antes do início dos treinos classificatórios. O novo piloto tem de aproveitar o motor e os pneus que seriam usados pelo piloto original.

Além disso, nos treinos livres de sexta-feira, as escuderias podem usar pilotos extras, mas toda equipa tem o limite de uso de dois carros nos treinos. Qualquer competidor que tiver a “Super Licença” poderá correr como piloto adicional, mas os comissários devem ser informados sobre os planos da equipa antes do final das verificações técnicas na quinta-feira antes do treino.

Protocolo de direção e punições

Os fiscais de prova têm o poder de impor penalidades para pilotos que cometerem alguma infracção durante uma corrida. Queimar a largada, causar um acidente evitável, bloquear outro piloto de modo injusto, bloquear outro piloto quando for retardatário, exceder o limite de velocidade na área das boxes ou aproveitar-se de uma área do circuito que não seja o traçado da corrida são exemplos de infracções que podem ser punidas pelos oficiais.

As punições mais comuns são a Penalidade Drive-through e a Penalidade de Dez Segundos. Na primeira, o piloto tem de entrar na área das boxes, respeitar o limite de velocidade e atravessá-lo, sem parar. A segunda é parecida, mas o piloto tem de ficar parado dez segundo nas boxes. Durante esse tempo, não é permitido que sua equipa mexa no carro.

Depois que é avisado de que recebeu uma dessas punições, o piloto tem três voltas para entrar no pit lane. Não respeitar esse limite pode causar sua exclusão da prova. A única excepção a isso é quando o piloto está a cinco voltas ou menos do final da corrida. Neste caso, ele pode terminá-la, mas serão adicionados 25 segundos ao seu tempo total.

Em casos mais extremos, os fiscais de prova têm o poder de impor punições mais severas. Eles podem determinar que um piloto perca um certo número de posições no grid da próxima corrida (exemplo: um piloto que fez a pole e foi punido com dez posições na corrida anterior começará em 11º). Eles podem também impor penalidades no tempo do piloto, adicionando segundos ao seu tempo total, advertir um competidor, excluí-lo da prova e/ou suspendê-lo da próxima corrida.

 

Video explicativo sobre o novo regulamento de Formula 1 para 2017

Créditos: Canal BOTECO F1